Personal Branding para Advogados - BBDE Comunicação

Personal Branding para Advogados

Personal Branding consiste em fazer a gestão da marca pessoal de um indivíduo. É uma forma de se posicionar perante o seu público com o objetivo de tornar-se uma autoridade no setor elevando a percepção de credibilidade.

A proposta do Personal Branding pode parecer incomum na advocacia. Porém, na era da digitalização, onde as notícias (boas e ruins) são rapidamente encontradas e compartilhadas na internet, a preocupação da marca pessoal é considerada essencial. Somado a este contexto, o segmento jurídico exige altíssimo grau de confiabilidade e reputação dos advogados, que inexoravelmente estão mais expostos nestes canais digitais.

Sem destacar a importância da percepção pessoal que transmitimos no universo off-line que é de extrema relevância no aferimento da análise social que é dirigida a nós. Tanto a esfera off-line quanto a online são importantes para a construção do Personal Branding.

A preocupação e cuidado com a marca pessoal é vital para os advogados pois melhora a forma como eles se apresentam aos prospects e clientes, gerando a oportunidade de assegurar que as pessoas enxerguem esses profissionais como eles desejam (forma esta que é lapidada, construída) e não de uma forma arbitrária e que muitas vezes pode ser interpretada de maneira negativa.

A construção do Personal Branding reforça a autoridade técnica em determinada frente de atuação, gerando um diferencial competitivo estratégico em relação aos concorrentes. 

Assim como na construção de branding para um escritório, desenvolver o Personal Branding demanda planejamento, análise de mercado, autoconhecimento, criatividade e constante participação (e monitoramento) em redes sociais. Compartilho os 6 passos que contribuirão no processo de criação do Personal Branding dos advogados:

1. Trace seu objetivo (Público-alvo e frentes de domínio técnico);

2. Seja você mesmo, seja autêntico em todas as suas abordagens;

3. Antes de criar reputação, preocupe-se em contar uma boa história – invista no storytelling;

4. Seja consistente em todos os formatos de comunicação (forma e conteúdo);

5. Invista e construa relacionamento perenes;

6.  Cuidado com a sua apresentação pessoal.

Bruno Pedro Bom

Bruno Pedro Bom

Atendimento e Comercial

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