Omnichanel e a comunicação integrada

O Omnichannel é uma estratégia de conteúdo multicanal que empresas utilizam para melhorar a experiência do usuário e promover melhores relacionamentos com o público através de todos os pontos de contato.

Embora seja uma estratégia comumente usada no varejo que utiliza diferentes canais de comunicação para oferecer a mesma experiência de compra independentemente do meio utilizado – seja no ambiente online ou no off-line, o Omnichannel pode ser usado como referência e diferenciação não marketing jurídico.

É praticamente imperceptível, mas não nos voltamos mais apenas para o consumo de informação e tomada de decisão na compra/contratação de serviços em esfera on-line ou off-line. No futuro próximo, não falaremos mais destes termos, mas adotaremos o conceito de marketing onlife, que é a união entre o marketing online – também conhecido como marketing digital – e o marketing off-line, o marketing tradicional.

Escritórios tradicionais que passaram décadas fundamentadas na comunicação tradicional (o boca-a-boca) precisam se reinventar e adotar a realidade das redes sociais para motivar os novos clientes com seus perfis cada vez mais arrojados, a compartilharem e validarem opiniões com seus círculos de influência. O setor jurídico deve compreender que a comunicação global mudou e deve dialogar com o mercado, o que demanda inteligência de segmentação e estudo no comportamento na contratação.

Mas na prática, como funciona o Omnichannel? Quando seu cliente está no trânsito e precisa de uma rota para ir ao seu escritório para uma reunião, ele utiliza o seu website responsivo e no próprio site traça uma rota no GoogleMaps. Ele está on-line ou off-line? Ambos! Quando um escritório organiza uma palestra e faz um convite por e-mail marketing para um seleto grupo de clientes e no dia do evento, com os seus clientes já na sala de reunião para assisti-la e, paralelamente, transmite de forma on-line nas suas redes sociais. Ele está on-line ou off-line? Ambos! Quando um escritório é reconhecido por um Diretório de renome e aparece na revista desta empresa e em seguida o escritório recebe este “selo” digital para inserir no site e informar seus clientes nas redes sociais sobre este reconhecimento. Ele está on-line ou off-line? Ambos!

Portanto, a comunicação integrada (on-life) é o caminho que estamos adotando no consumo de informação e tomada de decisão em nossa rotina. O seu entendimento e prática é um fator decisivo de conexão com o público, independente do seu formato ou local de interação.

Bruno Bom
Sócio Fundador da BBDE Comunicação

Bruno Bom | Direito e Excelência

Bruno Pedro Bom

Bruno Pedro Bom

Atendimento e Comercial

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