O Funil de Contratação no Direito - BBDE Comunicação

O Funil de Contratação no Direito

O Funil de Contratação no Direito

No inbound marketing, a audiência (prospect) é atraída por meio da produção de conteúdo. E, assim, é direcionada em um processo de conhecimento do advogado/escritório produtor deste conteúdo, com potencialidade de tornar-se cliente.

Nesse processo, o prospect atravessa diferentes etapas em um afunilamento. Aqueles que são impactados pelo conteúdo produzido certamente estarão em maior quantidade em relação aos que avançam no processo. E em virtude disso, utiliza-se o conceito funil de contratação (popularmente conhecido de funil de vendas).

Trata-se, portanto, de uma forma de visualizar e acompanhar as etapas dos prospects em sua jornada de contratação dos serviços. E antes de compreender os processos da jornada de contratação do cliente, é essencial compreender as etapas do funil de contratação.

O funil de contratação do inbound marketing jurídico é dividido em 3 fases. São elas:

  • topo
  • meio
  • fundo

O topo do funil é “a porta de entrada” da audiência. É o momento de conhecimento da marca – nome do advogado ou escritório. Daí a importância do marketing de conteúdo para causar um primeiro impacto positivos na audiência nos pontos de interação (website, redes sociais, e-mail marketing, matérias em veículos de comunicação específicos, etc.);

No meio do funil, a audiência torna-se prospect pois já avançou no processo de interação. Assim, ele já conhece o nome do advogado ou do escritório. Nesse momento, então, a estratégia do escritório deve focar em soluções mais direcionadas para criar valor de maneira personalizada – tais como envio de conteúdo direcionado (área de atuação específica para o setor específico de interesse), contato one-to-one (whatsapp, telegram ou reunião presencial/virtual);

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Thiago Dipold

Desenvolvedor

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