Novembro Azul e a importância do exame de toque - BBDE Comunicação

Novembro Azul e a importância do exame de toque

Hoje, é dia do Combate ao Câncer de Próstata, data que serve para conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, o segundo maior câncer que atinge a homens no país.

A constatação da patologia pode ser confirmada através do Exame de Toque Retal e do Exame de Sangue do Antígeno Prostático Específico.

Homens que tenham 45 anos ou mais devem procurar um Urologista, para que possam fazer o exame preventivo uma vez por ano e, se tiver histórico familiar de câncer de próstata (pai ou irmãos) ou de mama (mãe ou irmãs), devem procurar o médico com 40 anos.

Existem alguns fatores de risco que merecem atenção redobrada: histórico familiar, consumo em excesso de bebidas alcoólicas e/ou tabaco, obesidade e sobrepeso.

Na fase inicial a doença, não apresenta sintomas, quando os sintomas começam a aparecer, cerca de 95% dos casos já estão em fase avançada dificultando a cura, por isso, o exame preventivo é de extrema importância!

Os sintomas apresentados são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou sêmen.

Quanto mais cedo descoberto, maiores são as chances de cura sem precisar de tratamentos mais agressivos.

marianamiura

Mariana M. Miura

Assistente de Atendimento e Planejamento

Posts Recentes