A metodologia PDCA no Marketing Jurídico Digital

Como qualquer iniciativa de marketing digital, afirmo com propriedade a importância da análise através dos relatórios de performance. Data Maxima Veniaà Henry Ford em sua frase “Sei que metade da publicidade que faço é inútil. Mas não sei qual é a metade inútil”, no marketing digital todo investimento é passível de ser mensurado, potencializado ou ajustado. Para entendermos este processo de análise e ajuste de percursos, acredito seja pertinente citar a metodologia PDCA.

A metodologia PDCA – as iniciais de Plan (planejar), Do (executar), Check (verificar) e Act (agir no sentido de melhorar), faz parte do princípio administrativo conhecido como kaizen, que significa melhoria contínua, princípio perfeitamente aplicável ao marketing digital.

Planejar: normalmente, gestão do marketing numa advocacia é feita com equipe interna ou terceirizado (agência externa). Para que qualquer uma das alternativas possa cumprir suas demandas com sucesso, é requisito básico planejar os passos a serem cumpridos. Assim as iniciativas não serão aleatórias, pois seguirão um roteiro coordenado, alinhado ao objetivo que se pretende atingir.Assim não terão “munições” desperdiçadas ou subutilizadas, pois terão a retaguarda de uma inteligência por trás de cada iniciativa de comunicação.


Executar: a operacionalização das estratégias de marketing desenhadas no planejamento – seja ela a publicação de um artigo no LinekdIn, um e-mail marketing convidando para uma live, a divulgação de uma série de vídeos no Youtube, a execução deve ser norteada sempre pelo planejamento e o objetivo traçado.

Verificar: a análise dos relatórios de performance passíveis de serem observados em quaisquer ações de marketing digital (website – Google Analytics; nas redes sociais – em suas próprias configurações de administração; no e-mail marketing – nos softwares gratuitos ou pagos que abordarei anda neste capítulo). Os relatórios e sua verificação são fundamentais como o “termômetro” do desempenho das ações.

Agir (sentido de melhorar, ajustar): identificar através dos relatórios (verificação) quais iniciativas não performaram de maneira satisfatória e ajustar no planejamento novas abordagens. Também otimizar as campanhas que apresentaram engajamento positivo.

Ao executar uma campanha de marketing digital, esse processo é contínuo, e precisará de investimento de tempo, inteligência estratégica e sensibilidade!

Bruno Bom (@bruno_bom)
Fundador da BBDE Comunicação
Bruno Bom | Direito & Excelência

Bruno Pedro Bom

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Atendimento e Comercial

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